O que é Mindfulness? O Segredo de Como ter uma Mente Calma

Atualizado: 23 de jun.








Já imaginou se existisse uma forma simples e natural de transformar sua mente agitada em uma mente calma e sem stress? De deixar de ser ansiosa e se tornar uma pessoa mais tranquila e com foco? Pois isso existe e se chama Mindfulness, também traduzido como Atenção Plena.


Mindfulness é um estado mental onde nós conseguimos focar a atenção naquilo que está acontecendo no momento presente. Quando nós desenvolvemos nossa capacidade de mindfulness, nós conseguimos direcionar a nossa atenção para aquilo que escolhemos. Esse é o primeiro passo para aprender a acalmar a mente.


Por que treinar a atenção é importante?


Hoje em dia, nós vivemos num constante estado de desatenção. Estamos sempre distraídas com mil coisas a fazer e sobrecarregadas com um excesso de pensamentos, lembranças do passado e preocupações com o futuro. E o pior é que fazemos isso sem perceber, isto é, ficamos presas em um piloto automático de correria e preocupações. Isso é péssimo para nossa saúde, aumenta nosso stress e nos rouba das oportunidades de relaxar e estar realmente presentes nos momentos importantes da vida.


Quando desenvolvemos a atenção plena, vamos despertando nossa consciência e aprendendo a perceber aquilo que está ao nosso redor. E também aquilo que está acontecendo dentro de nós: nossas emoções, pensamentos, sensações físicas e impulsos. Com essa consciência ampliada, podemos sair do piloto automático, ter mais controle da nossa mente, ter mais controle emocional e muitos outros benefícios que mindfulness traz.


Quais são os benefícios de Mindfulness?

Alguns benefícios de mindfulness incluem:

  • a redução de estresse

  • mais controle emocional e tranquilidade

  • diminuição da ansiedade e depressão

  • melhor qualidade de vida

  • melhor qualidade do sono

  • melhor foco, criatividade e produtividade no trabalho

  • melhor comunicação

  • protege o cérebro, retardando o envelhecimento das células e o desenvolvimento de doenças

E o que eu acho mais interessante é que, além desses benefícios para a saúde e qualidade de vida, mindfulness também nos ajuda a desenvolver certas atitudes, como a curiosidade, a paciência, a gentileza, a aceitação, a compaixão, o não-julgamento e a gratidão. Eu não sei você, mas eu com certeza fico feliz de poder aprender a ser um pouco mais paciente e gentil!




E como podemos desenvolver a atenção plena?


A atenção plena é uma característica natural do ser humano, mas, infelizmente, a maioria de nós não a utiliza frequentemente. Nós podemos então desenvolver essa capacidade através de práticas de mindfulness. A prática de mindfulness tem origem milenar e é muito estudada no budismo. Hoje em dia, nós temos programas que ensinam mindfulness de forma laica, isso é, sem aspectos religiosos, assim todas as pessoas podem praticar e usufruir dos benefícios da atenção plena.

Mindfulness pode ser desenvolvida através de treinamentos simples da atenção, que pode incluir práticas de meditação, mas também uma infinidade de atividades comuns do dia a dia, só que feitas de uma forma muito específica. Nós podemos aprender mindfulness em cursos de 8 semanas ou em outros formatos, como cursos online, palestras, livros, vídeos, aulas particulares, etc.


Apesar de mindfulness ser desenvolvida apenas com práticas simples, isso exige muita dedicação da sua parte. Essas práticas vão melhorando sua atenção plena gradativamente e devem ser feitas todos os dias para ter um melhor resultado. A prática consistente é o fator mais importante para ter mindfulness.


Mindfulness necessita tempo e dedicação inicialmente para ser aprendida, mas ela muda a forma como você lida com o mundo e com as dificuldades, com as emoções e com as pessoas. Eu acho mindfulness maravilhoso; uma vez que você aprende e insere mindfulness na sua rotina, nunca mais você vai querer viver de outra forma!


Além de mindfulness nos proporcionar uma mente calma e mais controle sobre nossa vida, centenas de estudos científicos são publicados anualmente mostrando diversos benefícios de mindfulness para a saúde e qualidade de vida. Então, o que você está esperando para conhecer mais sobre mindfulness e começar a praticar?


Espero ter tirado algumas das suas dúvidas sobre mindfulness. Se tiver alguma pergunta, deixe nos comentários e eu responderei em um próximo post. Compartilhe esse post com quem precise!



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