Programas de Mindfulness de 8 Semanas- O que são e como escolher?





Você já deve ter visto anúncios de programas de mindfulness de 8 semanas, seguidos de várias combinações de letras: MBSR, MB-EAT, MBHP, MBCT, etc. Mas afinal, o que são esses programas, porque são feitos em 8 semanas e o que significam todas essas letras?


Tudo começou no fim dos anos 70, nos Estados Unidos, quando um cientista chamado Jon Kabat-Zinn criou o primeiro programa de mindfulness, chamado MBSR- Mindfulness-Based Stress Reduction (Redução de Stress Baseado em Mindfulness). Em 1979, Kabat-Zinn utilizou seus conhecimentos da meditação budista e de yoga, retirando qualquer conotação religiosa ou espiritual, e criou um programa de curta duração para aliviar o stress de pacientes com câncer e dor crônica, que apesar dos tratamentos convencionais, ainda tinham muito sofrimento.


Esse programa, o MBSR, foi estruturado em 8 semanas, com uma aula semanal, onde os participantes aprendiam várias técnicas de mindfulness, associadas com algumas práticas corporais da yoga e eram incentivados a praticá-las diariamente por todo o tempo do programa. Os resultados foram surpreendentes e o programa continua sendo aplicado até os dias atuais.


Esse primeiro programa foi tão bem sucedido que muitos outros programas de Mindfulness foram desenvolvidos a partir dele, para tratar um grande número de problemas de saúde, como ansiedade, depressão, dor crônica, dependência química, etc. Anualmente, centenas de estudos científicos são publicados sobre os benefícios de mindfulness para a saúde e qualidade de vida.


Todos esses programas seguem o padrão do MBSR como base, que seria o “pai” de todos os programas que vieram depois. Esses programas seguem um protocolo manualizado, ou seja, seguem regras bem definidas sobre a sequência das aulas, o conteúdo, as práticas utilizadas, quem pode aplicar o programa, etc. Isso é muito bom, pois assim podemos ter mais garantia de que um programa aplicado nos Estados Unidos é o mesmo que um aplicado em qualquer outro país, as aulas são exatamente as mesmas. Essa padronização também é muito útil para as pesquisas científicas, o que garante que os benefícios encontrados em um protocolo são esperados nos mesmos protocolos aplicados em outros lugares.


Quais são os programas de Mindfulness de 8 semanas?


Aqui vai uma lista dos mais conhecidos protocolos de mindfulness de 8 semanas, também chamados Intervenções Baseadas em Mindfulness.


  • MBSR- Mindfulness-Based Stress Reduction - Protocolo utilizado para redução de stress. Esse é o mais genérico de todos e qualquer pessoa pode fazer, pois é útil para redução de stress e melhor qualidade de vida, com vários benefícios à saúde em geral.


  • MBHP- Mindfulness-Based Health Promotion - Protocolo utilizado para promoção de saúde. Essa é uma versão do MBSR criado para a população brasileira pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), juntamente com a Universidade de Zaragoza na Espanha. Tem os mesmos benefícios do MBSR, mas com um jeitinho brasileiro.


  • MBCT- Mindfulness-Based Cognitive Therapy - Protocolo utilizado para tratamento de pessoas que tiveram episódios recorrentes de depressão maior (3 ou mais). As pesquisas indicam que esse protocolo também ajuda em outros transtornos, como ansiedade e outros tipos de depressão. Esse protocolo somente pode ser aplicado por profissionais que tratam depressão, como psicólogos e psiquiatras, e que também são formados como instrutores de MBCT.


  • MB-EAT- Mindfulness-Based Eating Awareness Training- Protocolo utilizado para aumentar a consciência alimentar, indicado para pessoas que apresentam um comer emocional e compulsivo. Algumas vezes é chamado de Programa de Mindful Eating (comer consciente).


  • MBRP- Mindfulness-Based Relapse Prevention - Protocolo para prevenção de recaídas, utilizado para tratar comportamentos impulsivos e aditivos, como no uso de drogas.


  • MBPM- Mindfulness-Based Pain Management - Protocolo para alívio da dor crônica.


  • MSC- Mindful Self-Compassion - Protocolo para desenvolvimento da auto-compaixão, indicado para pessoas que desejam desenvolver sua auto-aceitação e apoio emocional de seu sofrimento.



Como escolher o programa de mindfulness adequado para a minha situação?


Infelizmente, nem todos os programas de mindfulness estão disponíveis no Brasil. Isso acontece porque para se tornar um instrutor certificado de mindfulness, o profissional precisa buscar uma formação específica, com longa duração (pelo menos um ano), alto custo, muita dedicação e formação continuada, além da sua própria prática pessoal de mindfulness.


Os programas mais fáceis de serem encontrados por aqui são o MBHP ou MBSR, que são indicados para todas as pessoas, pois são os mais básicos e menos específicos, para redução de stress e melhor qualidade de vida, e são associados com uma lista imensa de benefícios para a saúde.


Também encontramos mais facilmente o MB-EAT, pois muitos profissionais brasileiros buscam a formação específica para trabalhar com populações que apresentam dificuldades relacionadas ao comer compulsivo. Esse programa deve ser feito por pessoas que apresentam essas dificuldades ou que desejam ter mais consciência alimentar. Elas também podem fazer o MBSR ou MBHP, pois não são tão específicos para a alimentação e trazem benefícios mais generalizados para a saúde.


Em algumas capitais, encontramos o MBCT e o MBRP, principalmente em São Paulo. Atualmente, muitos protocolos estão sendo oferecidos online, o que não é o mais indicado. É sempre melhor poder fazer os programas de forma presencial, aproveitando a presença do instrutor e do grupo todo para a troca de experiências.


Mas na falta do programa presencial na sua cidade, é melhor poder participar dos programas à distância do que não participar e não conhecer mindfulness. E se você é fluente em inglês, com certeza pode encontrar muitos cursos disponíveis. Eu mesma já fiz o MBSR, o MBHP e o MSC de forma virtual e foram cursos maravilhosos. Participar de um programa de mindfulness de 8 semanas é um investimento para a sua saúde e bem-estar, e uma vez que você aprende a inserir mindfulness na sua vida, você nunca mais vai querer viver de outra forma!


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo