top of page

O Que é Terapia de Casal? Perguntas e Respostas



O que é a Terapia de Casal?


A terapia de casal é um processo terapêutico feito com uma psicóloga e indicado para casais que estão tendo dificuldades no seu relacionamento. A psicóloga ajuda a intermediar as conversas entre os parceiros, para que a comunicação seja efetiva, clara e sincera, sem brigas e sem ataques, com foco em chegar a um consenso que seja bom para ambas as partes.


A psicóloga é uma pessoa neutra, que não fica nem do lado de um parceiro, nem do outro, mas que ajuda o casal a identificar seus problemas de uma perspectiva profissional e objetiva. A terapia tem o objetivo de ajudar o casal a melhorar seu relacionamento, para que possam estar juntos e viver em harmonia. Em alguns casos, o casal decide terminar o relacionamento e a terapia pode também ajudá-los a passar por esse processo de forma amigável e sem traumas.


Na terapia, além de aprender a identificar os problemas e suas possíveis causas, o casal pode aprender técnicas e desenvolver habilidades que podem melhorar o relacionamento de várias formas, incluindo estratégias de resolução de problemas, habilidades de comunicação, como ouvir seu parceiro com atenção e empatia, como falar de forma assertiva. E o casal também aprende como identificar seus pontos fortes, como aumentar suas interações positivas, como valorizar seu parceiro, como conversar de forma a chegar em acordos que ambos concordem e muitas outras atividades que são agradáveis e interessantes. Não é somente um espaço de reclamações!


Quem pode fazer terapia de casal?


A terapia de casal pode ser feita por qualquer tipo de casal, podem ser casados ou não, que morem juntos ou separados, noivos ou até mesmo namorados. Também pode ser feita por casais que estão planejando uma separação ou recém-separados.


Quais as principais causas das dificuldades nos relacionamentos?


Diversos fatores podem causar dificuldades:


  • Diferenças entre os parceiros: diferentes gostos, desejos, opiniões, metas, valores, famílias de origem, religiões, gastos, profissões, desejo por ter filhos, etc.


  • Falta de alguma habilidade em um dos parceiros, ou ambos, como dificuldade para se abrir e dizer o que quer, comunicação agressiva, não saber trabalhar juntos, não saber resolver problemas, falta de clareza na comunicação, desorganização pessoal, dificuldade de planejamento financeiro, falta de empatia, entre outras.


  • Existência de problemas emocionais e transtornos psicológicos, como depressão, ansiedade, TOC, manias, transtornos de personalidade, etc.


  • Influências e pressões externas, como família de origem, demandas do trabalho, amigos, hábitos e hobbies anteriores ao casal.


Quando um casal deve buscar a terapia?


O casal pode buscar terapia sempre que não estiver conseguindo resolver seus problemas sozinhos. Quando as brigas se tornam repetitivas e sem resolução. Se o respeito está desaparecendo. Se a confiança no outro está diminuindo. Se existem problemas sexuais não-resolvidos. Se o relacionamento mais parece uma obrigação do que uma parceria prazerosa de ajuda mútua. Se a comunicação já não está acontecendo.


Quanto tempo dura uma terapia de casal? E quanto custa a terapia de casal?


Essas perguntas não têm uma resposta única. As consultas geralmente têm duração de 50 minutos, uma vez por semana. O tempo de duração do tratamento vai depender dos tipos de problemas que o casal está enfrentando e da dedicação do casal para resolver esses problemas. Alguns casais fazem apenas algumas poucas consultas de orientação, enquanto outros fazem terapia por um ano ou até mais. Na minha experiência, a maioria dos casais ficam na terapia entre 4 a 6 meses.


O valor das consultas é estipulado por cada psicólogo. Na tabela de honorários do Conselho Federal de Psicologia de 2021, os valores cobrados para terapia de casal variam de 200 a 400 reais por consulta. Mas você sempre pode conversar com a psicóloga e negociar um valor mais acessível para você.


Se você está em um relacionamento amoroso e está tendo problemas, tente conversar com seu parceiro para resolverem os problemas juntos. Se não estiverem conseguindo bons resultados, busque uma terapia de casal. O processo da terapia pode ser bem interessante e educativo para vocês. O mais importante é não demorar demais para procurar ajuda externa. Muitos casais procuram a terapia quando o relacionamento já não tem nenhuma chance de sobrevivência, o que é muito triste, pois, se buscassem ajuda no início dos problemas, o relacionamento poderia ter sido restaurado.


Espero ter respondido algumas das suas dúvidas. Se tiver alguma pergunta, deixe abaixo nos comentários e eu responderei nas próximas postagens. Compartilhe esse artigo com alguém que precise.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page